Facebook Galeria dos Arcos e Galeria Lunara

www.facebook.com/galerialunara



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cemitérios da Provincia, de Bruno Barreto inaugura dia 4

Um passeio por entre túmulos e mausoléus é uma aula de História, contada de trás pra diante. “Cemitérios da Província” será lançado às 19h, de sexta-feira, 4 de dezembro, com uma exposição fotográfica, na Galeria dos Arcos (térreo da Usina do Gasômetro).
A mostra que reúne 18 fotografias feitas em película (preto e branco, 50x75cm), captadas nos dois mais antigos cemitérios extramuros do Estado ficará aberta ao público de terça a domingo, até o dia 4 de janeiro de 2010, das 9 às 21h, com entrada franca.O conjunto de imagens de autoria de Bruno Gularte Barreto traz não somente um registro documental das belas esculturas que os cemitérios da Santa Casa e São Miguel e Almas abrigam, mas uma reinterpretação fotográfica das peças pelo olhar do fotógrafo, que se apropria dessas imagens em um conjunto autoral. Fotografias que revelam através de composições precisas detalhes e texturas que freqüentemente passam desapercebidos, levando ao público um novo olhar sobre a arte cemiterial na capital gaúcha.
Arte nos cemitérios - Textos e imagens, arte e informação se fundem para desvelar a história da formação dos cemitérios na cidade de Porto Alegre e também vultos ilustres, entre eles, o artista plástico Iberê Camargo, o senador Pinheiro Machado e dois nomes de rua bastante conhecidos dos porto-alegrenses: Ramiro Barcelos (médico e político) e Sarmento Leite (professor).
A obra que dá título à exposição tem prefácio de Eduardo Pena Bueno, o “Peninha”, é composta por imagens antigas e atuais e foi realizada com financiamento do Fundo de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Fumproarte). Os textos, produzidos por Livia Sorio, a partir de pesquisa em documentação original histórica, biografias, lendas e curiosidades sobre o tema, são ilustrados com os cliques de Bruno Gularte Barreto.
A consultoria para o projeto é do historiador Arnoldo Doberstein, o design de Ana Adams, além de texto e pesquisa extra da jornalista Grace Luzzi. “Cemitérios da Província, em suas 148 páginas, te conduz pelos caminhos que muitas vezes tememos, mas que revelam o começo da história de nossa cidade, mesmo que contada pelo final”, destaca a autora.
Após o lançamento, o livro será distribuído para escolas públicas – gratuitamente – e estará à venda nas principais livrarias de Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul.

Equipe:
Bruno Gularte Barreto – fotógrafo
Lívia Sorio – escritora e coordenadora
Grace Luzzi – jornalista e pesquisadora
Eduardo Bueno, “Peninha” – jornalista e escritor
Ana Adams – diagramação e design
Arnoldo Doberstein – historiador especialista em história da arte e patrimônio cultural
Francine M

Nenhum comentário:

Postar um comentário