Facebook Galeria dos Arcos e Galeria Lunara

www.facebook.com/galerialunara



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Paulo Backes na Galeria dos Arcos


A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura dia 25 de fevereiro às 19h, exposição do artista Paulo Backes, na Galeria dos Arcos (no térreo da Usina do Gasômetro).
A exposição, intitulada Árvores do Sul apresentará uma série de fotografias e lançamento da segunda edição do livro de mesmo nome.

Dia 9 de março, na Sala P. F. Gastal, às 19h30min, Paulo Backes realizará projeção de suas obras e participará de encontro aberto ao público.

Backes convivia com as árvores muito antes de botar as mãos em uma câmera fotográfica. E quando isto aconteceu, foi uma das primeiras coisas que fotografou.
Nas palavras do próprio artista:

Passados 30 anos, elas continuam sempre ao seu redor. Continuei fotografando-as, plantei milhares e fiz livros sobre elas.
Em 1999, expus pela primeira vez na Galeria dos Arcos esse mesmo tema e, na época, chamei o trabalho de Árvores dos Pagos. O foco foi um registro documental das árvores presentes na cultura e no pago meridional.
Na exposição de agora, me propus uma continuação do tema, mas com um conceito editorial e estético diferente, composto de 4 ensaios: OS TRONCOS E RAÍZES; AS ALAMEDAS; NA CIDADE E NO CAMPO; O TEMPO.
A solidez de troncos e raízes;
A beleza cênica das alamedas;
A presença nas cidades e no campo;
O tempo climático e da existência;
A relatividade dessa existência no tempo e no espaço.
O cenário? A paisagem do sul, natural ou cultural, mas sem limites fronteiriços, pois o espaço de cada espécie não respeita nossa geopolítica. Cada uma vive onde o ambiente lhe for favorável: algumas brotando naturalmente, outras plantadas.
Nativas e exóticas, naturais ou cultivadas. Nossa cultura paisagística se referencia nas árvores


PAULO BACKES
Árvores do Sul

Abertura 25 de Fevereiro de 2010 – 19h
Visitação de 26 de fevereiro a 21 de Março de 2010
De terças a domingos das 9 às 21h
saiba mais em

www.paulobackes.com.br
paisagemdosul@paulobackes.com.br/expoarvoresdosul

Um comentário:

  1. Luis Paulo Lorenzon10 de março de 2010 22:18

    Comprei o livro "Árvores do Sul" 2 ed. há algum tempo, e infelizmente, posso dizer que me decepcionei. Em vez de abordar informações técnicas 'relevantes' sobre nossa flora nativa (como enfatiza o próprio subtítulo do livro) é muito fraco nesse ponto de vista. Não recomendo para profissionais que pretendem adquiri-lo para usá-lo como guia de identificação e interesse ecológico. Além de tudo isso, tem páginas repetidas, espécies com nomes trocados, enfim, erros graves que se propagam em sua 2a ed. Coisa de quem se preocupa apenas com fotografia mesmo. Ridículo.

    ResponderExcluir